São Lourenço do Sul


São Lourenço do Sul, RS, Brasil.
A origem de São Lourenço do Sul remonta ao final do século XVIII, quando a coroa portuguesa distribuiu sesmarias aos militares luso-açorianos que lutaram contra os espanhóis.
Aqui se estabeleceram, então, os grandes latifundios de exploração pecuária - as estâncias, em cujas sedes foram construídas capelas em homenagem aos santos de devoção das famílias.
Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.


Figueira na margem da lagoa. [Imagem, viagensecaminhos].
Em 1807, moradores da Fazenda do Boqueirão construiram a capela consagrada a Nossa Senhora da Conceição e, em 1815, foi iniciada a construção de uma capela devotada a São Lourenço na estância de igual nome. Em 1901 foi inaugurada a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes.
Por decreto de D. Pedro I, a Fazenda do Boqueirão foi elevada a Freguesia em 1830, quando se desmembrou da Vila de Rio Grande e se incorporou à Vila de São Francisco de Paula (atual Pelotas).
Em 1850, o Coronel José Antônio de Oliveira Guimarães doou parte da Fazenda São Lourenço, situada na margem esquerda do rio, para uma nova povoação. Ele também em 1858 firmou contrato comercial com o prussiano Jacob Rheingantz, para a criação da Colônia São Lourenço, o que deu origem a colonização alemã e predominantemente pomerana na região. Rheingantz foi diretor da colônia até 1877, tendo sido substituído pelo seu genro, Barão Kurt August Adolf Von Steinberg que a dirigiu até 1890.
O pequeno porto junto ao arroio São Lourenço, que já servira à esquadra comandada por Giuseppe Garibaldi durante a Revolução Farroupilha, passou a ser um dos mais importantes portos de veleiros mercantes do sul do Brasil, contribuindo para o progresso da Colônia São Lourenço que se transformou em uma potência agrícola - a maior produtora de batata da América do Sul durante o século XIX e parte do século XX.
Em 26 de abril de 1884, a Freguesia de Boqueirão foi promovida à categoria de Vila, separando-se de Pelotas.
Graças ao crescimento do porto junto ao rio São Lourenço e ao fortalecimento do comércio, inclusive de exportação principalmente dos produtos agrícolas provenientes da Colônia São Lourenço, em 15 de fevereiro de 1890, a Freguesia de São Lourenço foi promovida à categoria de Vila, reunindo as Freguesias de Boqueirão e São João da Reserva.
Em 31 de março de 1938, a Vila de São Lourenço tornou-se cidade, verificando-se acentuado progresso, uma vez que toda produção agrícola era comercializada devido à facilidade dos transportes aquáticos.

[Fontes, Google | Wikipédia | Infopédia].

Praia.

Chico Ferreira e Claudete Nunes.
[Imagens, ©Chico Ferreira].                                                                                                                                                                                                                                              

Comentários

  1. Claudete Silveira Nunes31 de agosto de 2011 às 22:23

    Parabens!!!

    BELA REPORTAGEM DA MINHA CIDADE.....

    QUE SE TORNOU TUA TBM.

    TEU BLOG É UM LUGAR MUITO GOSTOSO DE SE VISITAR
    BJUS

    ResponderExcluir

Postar um comentário