Giant Radiotelescope Competition Nears Decision Point - ScienceInsider


Competição do Radiotelescópio Gigante perto de uma Decisão.
O projeto para a construção do maior radiotelescópio do mundo, o SKA - Square Kilometer Array -, deu um passo importante no mês de setembro, quando dois candidatos, África do Sul e Austrália/Nova Zelândia, apresentaram suas últimas justificativas à comissão da seleção do projeto. As duas equipes irão passar agora por um período de espera, de muita expectativa, até fevereiro ou março do próximo ano, quado o Conselho do SKA, irá anunciar sua decisão.
O SKA se constituí num grande projeto de astronomia, com milhares de pratos e antenas espalhados por milhares de quilômetros. A parte sul-africana do projeto têm o seu núcleo no deserto de Karoo, com derivações em oito países, incluindo ilhas do Oceano Índico. O projeto rival está centrado no deserto da Austrália Ocidental, com pratos montados também na Nova Zelândia e talvez numa ilha do Pacífico. Ambas as equipes apresentaram licitações oferecendo infra-estrutura - energia e banda-larga -, nos locais e proteção às áreas quanto ao 'silêncio de rádio'.


Os proprietários da empresa SKA serão os nove países que até agora se habilitaram a financiar o projeto, Austrália, China, França, Alemanha, Itália, Holanda, África do Sul, Nova Zelândia e Reino Unido.

Veja mais na Revista Science.

Comentários