Maurice de Vlaminck

Restaurante en Marly-le-Roi, 1905.

Maurice de Vlaminckpintor francês, nasceu em Paris a 4 de abril de 1876, faleceu em Rueil-la-Gadelière a 11 de outubro de 1958. 

Vlaminck é considerado um dos mais audazes do Fauvismo no exagero das formas e das cores. Pintava paisagens não-realistas, colorindo-as com amarelos e vermelhos, - cores que se contrastam violentamente. Sua obra não se assemelha a pintura sutil de Monet e nem às faces macias das mulheres de Renoir.
Ao lado de André Derain e Henri Matisse, constitui-se num dos principais nomes do movimento fauvista, um grupo de artistas modernos que estiveram unidos, de 1904 a 1908, no uso de cores intensas em suas obras.

Laundry Boats.

Casou-se pela primeira vez em 1894. Então, encontrou André Derain em um trem para Paris quase no final de seu serviço militar. Vlaminck, com 23 anos na ocasião, desenvolveu uma forte amizade com Derain. Quando completou suas obrigações militares, em 1900, os dois alugaram um estúdio.
Em 1911, viajou para Londres para pintar o rio Tamisa. Durante a Primeira Guerra Mundial, iniciou uma outra fase, - começou a escrever poesia. Estabeleceu-se depois nos subúrbios de Paris. Casou com sua segunda mulher, com quem teve duas filhas. De 1925 em diante, viajou pela França, mas continuou a pintar, principalmente ao longo do rio Sena, próximo a Paris.

[crédito texto, Wikipédia].

Comentários