Doodle de hoje





Hoje, o Google, através do seu doodle, homenageia  
o dia do trabalhador.


O Dia do Trabalhador ou Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente, no dia 1º de maio, em numerosas nações do mundo, sendo feriado no Brasil, Portugal e outros países.




Uma breve história.
Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, EUA.
Esse movimento tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Teve início então uma greve geral nos EUA. No dia 3 de maio houve um pequeno levante que acabou numa escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia 04, uma nova manifestação de protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores resultou no lançamento de uma bomba por desconhecidos em meio a policiais que dispersavam os manifestantes, ocorrendo a morte de sete agentes. A polícia então abriu fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, a 20 de junho de 1889, a segunda Internacional Socialista, reunida em Paris, decidiu-se pela proposta de Raymond Lavigne, de convocar anualmente uma manifestação com o objetivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago.
Em 1º de maio de 1891 um movimento popular ao norte da França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como o da luta dos trabalhadores e, meses depois, a Internacional Socialista de Bruxelas proclama o dia 1º de maio como o dia internacional de reivindicação das condições laborais.
Em 23 de abril de 1919 o senado francês ratifica as 8 horas diárias de trabalho e proclama o dia 1º de maio desse ano como dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de maio como feriado nacional e este exemplo é seguido por muitos outros países.
Apesar de até hoje o povo americano se negar a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores conseguiu que o Congresso dos EUA aprovasse  a redução da jornada de trabalho de 16 para 8 horas diárias.



[crédito texto, Wikipédia].
[crédito foto, 'Varões', Rui Ornelas].


Comentários