Término da Rio+20, melancólico


No encerramento, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, precisou voltar a um tema muito mais antigo do que economia verde, sociedade verde, desenvolvimento sustentável ou defesa no meio ambiente.

Ki-moon pediu a todos os governos que eliminem a fome do mundo - 'ninguém deveria passar fome', disse ele.

Um grupo de políticos veteranos se juntou a organizações ambientalistas em sua avaliação de que a declaração final do encontro foi o resultado de um 'fracasso de liderança'.

Na visão do vice-primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Nick Clegg, o resultado das discussões pode ser classificado como 'insípido'.

A Rio+20, que marcou os 20 anos após a Cúpula da Terra, também realizada no Rio de Janeiro, em 1992, e 40 anos depois da primeira reunião mundial sobre o tema, em Estocolmo, tinha como objetivo estimular novas medidas rumo a uma 'economia verde'.




O secretário-geral da ONU esperava que o encontro adotasse medidas mais firmes para garantir que os mais pobres tivessem acesso à água, energia e alimentos. No entanto, sua emblemática iniciativa Energia Sustentável para Todos foi apenas citada no texto, ao invés de receber apoio enfático dos líderes.
Na fase final do encontro, Ban Ki-moon desafiou os governos mundiais a fazerem mais.
'Em um mundo de muitos, ninguém, nem mesmo uma única pessoa, deveria passar fome', disse. E ainda, segundo ele, 'convido todos vocês a se juntarem a mim para trabalhar em um futuro sem fome', acrescentou a uma plateia estimada em 130 chefes de Estado e governo.
Atualmente acredita-se que quase 1 bilhão de pessoas - um sétimo da população mundial - vivem em fome crônica, enquanto outro bilhão não recebe nutrição adequada.
[Fonte, Inovação Tecnológica em 24/06/2012].
Bibliografia - SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Rio+20 termina em fracasso. 24/06/2012. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=fracasso-da-rio-20. Capturado em 26/06/2012. 

Comentários