Curiosity em Marte em duas semanas


O robô Curiosity, segundo a Nasa, está em uma trajetória precisa e, 
em duas semanas, a 6 de agosto, pousará em Marte. 

Segundo John Grunsfeld, subdiretor da agência espacial americana para missões científicas -'pousar o Curiosity em Marte, será a missão mais difícil já empreendida pela Nasa na história da exploração planetária através de robôs'.

Lançado na data de 26 de novembro de 2011 de Cabo Cañaveral, Flórida, o jipe de seis rodas é o maior artefato já enviado a outro planeta e assim que pousar, iniciará uma exploração sem precedentes no planeta vermelho, - vai investigar suas condições de abrigar vida. Será que houve ou há vida em Marte? É a pergunta que todos gostariam de saber a resposta.
A nave pousará aproximadamente às 05h31 GMT, na região do monte Sharp, com 5 mil metros de altitude, na cratera de Gale, após ter percorrido 570 milhões de quilômetros no espaço. Mas antes de pousar o robô terá que sobreviver a um percurso perigoso através da atmosfera marciana. Este voo antes do pouso tem sido apelidado de 'sete minutos de terror'.
O Curiosity é muito pesado para que o impacto no solo ao pousar seja amortecido apenas com bolas infladas de ar. Os engenheiros da Nasa, no Jet Propulsion Laboratory, JPL, em Pasadena, Ca, desenvolveram um guindaste que, nos últimos momentos da descida, irá depositar o robô suavemente no solo.

Grunsfeld disse em entrevista no dia 16 de julho, - 'this is risky business'.

Assista ao vídeo,  
Publicado em 23/07/2012 POR NASAtelevision. 

[Fontes, Terra | Space | Nasa].
[Imagens, Nasa/JPL-Caltech].

Comentários