Galáxia na beira do espaço


A NGC 6503, uma galáxia de um brilho rosado fabuloso. É o que podemos apreciar nesta imagem do Telescópio Espacial Hubble.

A NGC 6503 é uma galáxia anã espiral,  17 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Draco (Dragão). O astrônomo alemão Arthur Auwers descobriu esta galáxia em julho de 1854 em uma região do espaço onde poucos astros luminosos foram encontrados.

A galáxia NGC 6503 fica à beira de um espaço imenso chamado de 'Empty Place', uma vasta região onde existem poucas galáxias, distantes entre si. A Via Láctea é parte do Grupo Local, uma pequena coleção de uma dúzia de galáxias que se encontra na periferia do Aglomerado de Virgem, a 60 milhões de anos-luz de distância. Na direção oposta, da constelação de Draco, é o Vazio Local.  As estimativas para o diâmetro do vazio variam de 30 milhões para mais de 150 milhões de anos-luz.

Esta imagem do Hubble foi criada a partir de exposições tomadas com o Wide Field Channel da Advanced Camera for Surveys. Os filtros usados não eram os usuais, o que explica o equilíbrio de uma cor peculiar na imagem. A coloração vermelha deriva de uma exposição de 28 minutos através de um filtro que só permite captar emissões de gás de hidrogênio, revelando nuvens brilhantes do gás associados com regiões de formação estelar. Este foi combinado com uma exposição de 12 minutos através de um filtro de infravermelho.
Para uma imagem com resolução de 3,924 × 2,208 pixels, file size: 3.2 MB, clique na imagem abaixo,




[fonte da imagem, Image NGC 6503_ESA / Hubble e NASA].
[fontes, ESA / Hubble e NASA][Wikipédia].


1. Hubble
2. Hubble capta imagem de uma estrela 'condenada'
3. Nebulosa planetária IC 418
4. V838 Monocerotis
5. Galáxia DDO 190.

Comentários