SpaceX anuncia missão à ISS


A SpaceX anuncia para 07 de outubro como data alvo uma missão junto à Estação Espacial Internacional, ISS.

NASA e SpaceX anunciaram para 07 de outubro de 2012 como a data de lançamento da primeira missão de reabastecimento à Estação Espacial Internacional - ISS -. O lançamento do foguete Falcon 9 com a espaçonave Dragon está marcada para Cabo Canaveral, na Flórida. 08 de outubro é a data de backup.

O lançamento representa o primeiro de 12 voos da SpaceX para a ISS em serviços comerciais de reabastecimento (CRS) conforme contrato  com a  NASA. Depois da missão de demonstração bem sucedida em maio, a SpaceX se tornou a primeira empresa privada a acoplar-se à ISS e retornar com segurança à Terra.


A missão SpaceX CRS-1  também representa a restauração da capacidade americana de entregar e voltar cargas para a ISS, façanhas  não  realizáveis ​​desde a aposentadoria dos ônibus espaciais. 
SpaceX também é contratada para desenvolver a nave Dragon para enviar tripulação para a estação espacial.  O primeiro voo tripulado da SpaceX está prevista para ocorrer em 2015.



Nesta missão de outubro, a Dragon será preenchida com suprimentos, que incluem materiais para apoiar 166 experimentos em biologia celular vegetal, biotecnologia humana, e tecnologia de materiais. Um experimento irá examinar os efeitos da microgravidade na oportunista levedura Candida albicans, que está presente em todos os seres humanos. Outro irá avaliar como a microgravidade afeta o crescimento das paredes celulares em uma planta chamada Arabidopsis.

O comandante Sunita Williams da NASA e Hoshide Aki da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão utilizarão um braço robótico para agarrar  a Dragon após seu encontro com a estação, prevista para 10 de outubro. A Dragon ficará anexada à Estação por algumas semanas, enquanto os membros da tripulação manipulam as cargas e as amostras experimentais.


A Dragon está programada para retornar no final de outubro. Descerá no Oceano Pacífico com um pára-quedas splashdown, ao largo da costa sul da Califórnia. 



Comentários