Austrália conclui potente radiotelescópio


Australia Completes Powerful New Radio Telescope.
on 5 October 2012, SCIENCE.


A Austrália apresentou ontem, dia 5, o que afirma ser o mais poderoso radiotelescópio de pesquisa do mundo. The Australian Praça Matriz Kilometre Pathfinder - ASKAP -, possibilitará aos astrônomos uma visão sem precedentes de buracos negros, as nuvens de gás a partir do qual as estrelas se formam e, 'exóticos objetos que ultrapassam os limites do nosso conhecimento sobre as leis físicas do universo', diz o astrofísico Brian Boyle, da Australia's Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation.



Clique na imagem acima para torná-la maior.

O ASKAP, construído no  Murchison Radio-astronomy Observatory, na Austrália Ocidental, é composto por 36 antenas, cada uma com 12 metros de diâmetro. Boyle diz que, com seu amplo campo de visão e sua alta velocidade na captação de dados, a matriz pode capturar uma imagem final de uma galáxia a partir de duas imagens e 5 minutos de tempo de observação o que anteriormente precisaria de 400 imagens e dois anos para montagem. ASKAP é "many orders of magnitude" mais eficiente em fazer observações, diz ele. E vai estar disponível para a comunidade global; 350 cientistas de 150 instituições de todo o mundo vão participar dos programas observacionais programados para os primeiros 5 anos de operação. A agenda inclui um censo de galáxias num campo de 2.000 milhões de anos-luz da Terra, estudos de campos magnéticos cósmicos, procura por buracos negros, e observação de pulsares e quasares.

A partir de 2016, um acréscimo de 60 antenas tipo prato serão erguidas para expandir o ASKAP e tornar-se parte do que será o maior e mais sensível radiotelescópio do mundo, a Square Kilometre Array - SKA -.

O complexo SKA será constituído de duas matrizes , com coleta de altas frequências de sinais, a serem construídas no sul da África, e uma série de coleta de sinais de baixas frequências na Austrália / Nova Zelândia
'O ASKAP por si só  é um projeto científico muito importante, mas será muito mais importante quando fizer parte do SKA, que será um dos principais projetos científicos do século 21', diz Chris Evans, Australia's minister for science.

O custo das antenas, um supercomputador para compilar os dados e links de fibra óptica e toda a infra-estrutura será de cerca de US$ 400 milhões. Boyle diz que as observações científicas vão começar no final do ano com os primeiros resultados prováveis ​​dentro de 12 meses.

[Image credit, CSIRO Austrália / Terraço Fotógrafos].
[Source, Science].

Comentários