Euler

 Leonhard Paul Euler (Basileia, 15 de abril de 1707 — 
São Petersburgo, 18 de setembro de 1783). 

Sendo considerado o mais notável matemático e físico do século 18, passou grande parte de sua vida na Rússia e Alemanha. Fez importantes descobertas em campos variados do cálculo diferencial e integral - 4 volumes das Instituições -, sem dúvida o tratado mais completo naquele século.

Fez muitas contribuições para a matemática moderna. Das bases do cálculo surgiram áreas importantes do conhecimento, como equações diferenciais, séries infinitas, geometria diferencial, funções de variáveis complexas... a área da matemática denominada Análise.
Euler ficou famoso, também, por seus trabalhos em mecânica, ótica e astronomia. Neste último, empreendeu grandes avanços tais como, determinação da órbita de cometas e planetas com poucas observações, métodos de cálculo da paralaxe do Sol, a teoria da refração, considerações sobre a natureza dos cometas...Ganhou vários prêmios na Academia de Ciências de Paris com seus trabalhos relacionados à mecânica celeste.


Entre outros reconhecimentos recebidos pelo matemático e físico está a cédula do franco-suíço, antes do euro virar a moeda no continente, e em 2002 o asteroide Euler foi batizado em sua homenagem.


O doodle do Google, homenageia hoje o 306° aniversário de Leonhard Paul Euler.

[Fontes, Google, Wikipédia]. 



Comentários