Faróis | lighthouses




Faróis, lighthouses
  Com uma estrutura elevada, geralmente uma torre, o farol é dotado de um eficaz aparelho óptico com potentes lâmpadas e espelhos refletores. A luz emitida é visível a longas distâncias, constituido-se num auxílio importante à navegação no mar e nas demais vias navegáveis.

[Imagem acima, água-tinta, por Karl Bodmer, nos anos 1832-1834. Fonte, Wikipedia].

Os faróis sinalizam litorais perigosos, bancos de areia, recifes, entradas dos portos e, também, auxiliam a navegação aérea.
Na atualidade, com o advento de sistemas eletrônicos eficazes, os faróis operacionais estão diminuindo em razão de seu custo de manutenção.

O farol mais antigo em funcionamento, a Torre de Hércules, foi construído na cidade de Brigantium, no século II, durante os mandatos dos imperadores romanos Trajano e Adriano, pelo arquiteto Gaio Sévio Lupo.

Localiza-se na cidade de Corunha, La Coruña, Espanha.


Torre de Hércules, Corunha, Espanha.

La Coruña.

Em 1682, o duque de Uceda designou o arquiteto Amaro Antune para a restauração da estrutura. Foi construída na época uma escada de madeira que atravessa as abóbadas para a parte superior, onde foi erguida as pequenas torres que suportam o farol.
A Torre de Hércules era, antes da reforma, um corpo prismático com base quadrada, apresentando no exterior um muro de pedra com duas portas na parte baixa e janelas assimétricas que chegavam ao piso superior.
Após as reformas, passou a constituir-se numa torre e num farol. 
De planta quadrada, ergue-se a uma altura de 68 metros. O conjunto é constituído por três corpos: o inferior, de base quadrada com 11,60 metros de largura e 34,60 metros de altura; um intermediário, de menores dimensões, de seção octogonal; e um terceiro, menor ainda, também de seção octogonal, que suporta a construção cilíndrica em vidro que protege a lanterna do farol.
Ao subir os seus 242 degraus, pode-se apreciar a vista panorâmica da linha da costa e do oceano Atlântico.
Torre de Hércules,
linha da costa e do oceano Atlântico.

'Torre de Hércules desde su base'.
[Fonte, Wikipedia].

A Torre de Hércules foi declarada pela Unesco, em 27 de junho de 2009 , na cidade de SevilhaPatrimônio da Humanidade.
Clique nas imagens para vê-las no seu tamanho original.
[Fonte, Wikipedia].

Comentários